Juventude Socialista de Peso da Régua organizou um Debate-Fórum sobre o tema da Economia do Turismo no Douro

27-10-2014 13:06

Decoorreu na passada sexta-feira, 24 de outubro, o fórum-debate organizado pela estrutura local da JS, tendo por título “Economia do Turismo no Douro: Valor e Futuro”. O evento realizado no Auditório da Junta de Freguesia de Peso da Régua foi marcado por uma forte adesão e partilha de ideias para o sector e para criação de valor.

O turismo ocupou um lugar central nesta conferência que teve como oradores o Dr. António Martinho (Ex-presidente da Entidade de Turismo do Douro), o Professor Jorge Bastos (Professor na Escola de Hotelaria de Lamego) e o Vereador Luís Ribeiro, eleito pelas listas do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas. A moderação do painel esteve a cargo do Coordenador Concelhio da JS Peso da Régua – André Costa, também porta-voz do Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal.

As intervenções dividiram-se em três temáticas: a organização e promoção do turismo (a cargo do Dr. António Martinho), a qualificação dos Recursos Humanos (a cargo do Professor Jorge Bastos) e estratégias locais para a valorização do turismo (Vereador Luís Ribeiro).

Das várias intervenções, mereceram destaque temas como os da organização e criação de sinergias entre entidades públicas e privadas, a aposta necessária nos recursos humanos qualificados como garante da oferta de serviços de qualidade; a criação de conteúdos e uma programação turística para todo o ano como estímulo à repetição da visita à região. No que ao concelho de Peso da Régua diz respeito, foi dado especial relevo à necessidade de adoção de uma Estratégia local para o Turismo, em parceria com a ACIR e a própria população; a urgência em criar um pacote fiscal de atração de novos investimentos no sector e a criação de uma programação/atividades que valorizem os recursos endógenos da cidade.

Seguiu-se um momento aberto à plateia, muito participado, onde a temática da situação delicada em que se encontra o Museu do Douro foi também abordada.

O Debate-Fórum que durou cerca de três horas evidencia, uma vez mais, a importância que o tema revela ter junto da sociedade Reguense.