Discurso do Mandatário da Juventude | Apaixonadamente

12-09-2017 09:42


Régua.Apaixonadamente

10/09/2017

 

Caras e Caros Amigas e Amigos,

Caras e Caros Camaradas

Dou-vos as boas-vindas à nossa Capital. A Capital do Douro e a Capital de todos os Durienses

Peso da Régua é uma Cidade-Mundo, uma Cidade de Confluências, uma Cidade onde muitos chegam e muitos outros partem...

Hoje vamos fazer História. Uma história que vai colocar os destinos deste concelho nas mãos de pessoas com comprovada competência, com visão, com energia e, sobretudo, com paixão.

Os últimos 12 anos foram recheados de promessas soltas, vagas e ocas que culminaram naquilo que hoje vemos: muitos a partir e poucos a chegar.

Em 12 anos, a nossa cidade perdeu centralidade, esqueceu-se do seu Douro, das suas raízes, da sua autenticidade e esqueceu grande parte das pessoas que vivem neste território.

 

Em 12 anos, o concelho perdeu mais de 10% da sua população. Os responsáveis locais, conformados e resignados, diziam nada poder fazer: esse era o nosso destino, a nossa fatalidade. Não deixa de ser curioso vê-los, hoje, a falar de economia, de fixação, de futuro. Onde andaram nestes últimos anos?

Muitos foram. Muitos saíram. Alguns ainda ficaram, à espera que as as promessas futuras de emprega se tornassem realidade. 12 anos depois parece que tudo continua na mesma: os jovens continuam a sair, o território continua sem dinâmica, as oportunidades continuam a ser poucas.

 

A falta de visão de longo curso para o concelho e para a região, a hipocrisia e os tiques absolutistas dos monarcas concelhios condenaram este território a um regime de subserviência e beija-mão, onde a liberdade de expressão tem pouco de livre.

Precisamos de um projeto de mudança. Um projeto com ambição. Um projeto que mobilize todos. Que cative os jovens e que lhes permita continuar a viver no nosso concelho.

É tempo de nos libertarmos de fantasmas, de nos libertarmos do medo de opinar, de nos libertarmos das pressões e mordaças. É tempo de sermos Livres, em suma, é tempo de voltarmos a ser Peso da Régua. Um terra de gente com alma, de gente corajosa, dinâmica, de gente capaz de tornar possível o impossível.

 

Agostinho  Santa é o Homem certo para o lugar certo. Um Homem que provas da sua capacidade de mobilização, da sua visão para o concelho e para a região. Agostinho Santa é o Presidente que Peso da Régua merece.

 

A equipa de Agostinho Santa tem um projeto para Peso da Régua. Um projeto que passa por todos nós: os militantes, os jovens, os mais experientes, os confiantes e também os receosos. E foi por isso que aceitei o convite para integrar este projeto: vejo em Agostinho Santa a mudança, a responsabilidade e a liderança que tanto falta faz à nossa Terra e à nossa Região.

 

Apaixonadamente, convido TODOS os presentes a exprimirem, no próximo dia 1 de Outubro, a vossa LIBERDADE. A vossa VOZ. A vossa VONTADE DE REAFIRMAR PESO DA RÉGUA.

Vamos LUTAR PARA GANHAR!

Vamos VENCER PARA FAZER! Vamos ter Agostinho Santa como próximo Presidente de todos os Reguenses!

Viva Peso da Régua! Viva JS! Viva o PS!